terça-feira, setembro 13, 2016

Web 2.0: A Internet de hoje

WEB 2.0

- A web participativa.
- Arquitetura baseada em Ajax.
- Sites de colaboração (Wikipedia, Blogs (Blogger, Wordpress), Microblogs (twitter), Youtube, RSS, bookmarking (Delicious), Podcasts (Gengibre), Videocast (ustream, qik), sites de relacionamento pessoal como facebook, Orkut, MySpace.
- Surgem serviços especializados em compartilhamento de informações e arquivos como: Slideshare (apresentações e slides), FlickR e Picasa (fotos), Rapidshare (arquivos em geral).




O termo Web 2.0 aqui segue os princípios de Tim O'Reilly, precursor do uso do termo em seu artigo de conceitualização.

Todas as possibilidades de interação e participação sempre fizeram parte da internet e web, no entanto a união das várias tecnologias pelo Ajax permitiu esse paradigma na web. (O Ajax tornou as páginas Web mais interativas, dinâmicas e criativas com o usuário. O Ajax usa várias tecnologias e padrões já conhecidos trabalhando juntos).

Tim O'Reilly
O termo Web 2.0 foi usado pela primeira vez em Outubro de 2004 pela O'Reilly Media e pela MediaLive International como nome de uma série de conferências sobre o tema.  (Tim O'Reilly é o fundador da O'Reilly Media http://oreilly.com )



Tim define que: "Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva".



Web 2.0: Termo que se refere à segunda geração da World Wide Web (rede mundial de computadores ou internet), reforçando o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. O objetivo é que o ambiente virtual se torne mais dinâmico, contando com a colaboração dos usuários para a organização do conteúdo. Um exemplo é a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas, sendo depois conferidas por um grupo de pessoas que trabalha para o aperfeiçoamento dessa enciclopédia virtual.

- É a 2º geração de comunidades baseadas na web e hospedagem de serviços que visam facilitar a criatividade , colaboração e compartilhamento de informações entre os usuários.
 - Usuários compartilham vídeos ao invés das companhias ditarem quais vídeos as pessoas devem assistir - Conteúdo gerado pelo usuário
- Conteúdo do usuário monitorado

WEB 1.0
WEB 2.0
- Arquitetura baseada em HTML
- Arquitetura Ajax, XML, Java, CSS
- As tags de serviam principalmente para estilo: definir fontes, negrito, itálico e hiperlinks
- As tags são ‘inteligentes’ e permitem a integração de conteúdos entre diferentes aplicativos web.
- Hiperlinks e Hiperdocumentos
- Widgets e WikiDocumentos
- Páginas estáticas
- Páginas dinâmicas
- Conteúdo produzido principalmente pelos grandes portais
- Conteúdo produzido pelos usuários: Blogs, Wikis, comments, bookmarking



Fishing e Push
Fishing (pescaria) e Push (empurrar) são expressões que usamos para definir as duas principais formas de acesso aos dados publicados na Internet. 

O que é Fishing?
Algo acessado através da técnica de Fishing significa que o usuário ‘foi buscar’ (foi pescar) este conteúdo ou página na web. Ao acessar uma página web que você buscou no Google, ou chegou até ela clicando em um link que apontava para ela em outro site, significa dizer que você chegou a esta página pelo método de 'pescaria', ou fishing (pescando a página na web, indo até ela, buscando a página).

O que é Push?
Dizer que um conteúdo que chega por Push, significa que esta informação chegou ao usuário por assinatura (assinatura de conteúdo). É um sistema de distribuição de conteúdo da Internet em que a informação vai até o usuário sem que ele precise acessar determinado site para buscar tal conteúdo.

Um usuário pode assinar vários tópicos de informação de um provedor de conteúdo e, a cada vez que uma nova atualização é gerada pelo servidor, essa atualização é "empurrada" para o computador do usuário, daí o nome ("push", em inglês, significa "empurrar"). Feeds de RSS Atom e Google Reader são alguns exemplos desta tecnologia.

0 comentários: