sexta-feira, maio 26, 2023

Atividade prática de fotografia

Vamos usar as configurações semi-automáticas da câmera DSLR, que são os modos TV e AV.

Assim vamos realizar uma atividade prática de fotografia usando esses modos para entender as possibilidades de configurações semi-automáticas da câmera DSLR nos 'modos criativos'.

O objetivo da atividade é tirar duas fotos, uma no modo TV e outra no modo AV, para mostrar os diferentes efeitos visuais que conseguimos.


Modo TV - (Time Value - Valor do Tempo)

Quando utilizamos o modo TV estamos dizendo para a câmera que vamos dar preferência para alterar a velocidade do obturador, controlando o tempo de disparo, ou seja, o tempo em que a câmera 'fica olhando' para o objeto. Este modo é ideal para quando precisamos 'congelar' um objeto que esta em movimento, ou quando queremos aumentar o tempo de exposição realizando efeito de 'borrar' um objeto. Veja aqui mais sobre como utilizar a câmera no prioridade para velocidade do obturador da câmera.


Modo AV - (Aperture Value - Valor dia Abertura)

Já quando colocamos no modo AV estamos dizendo para a câmera que queremos preferencialmente alterar no seletor da câmera a abertura do diafragma, ou seja deixar entrar mais luz (abrindo o diafragma/Íris - colocando números menores como f 1.2, 1.8, 2.4...), ou deixando entrar menos luz (fechando o diafragma - colocando números maiores, como f 13, 15, 25...). Veja aqui mais sobre o modo AV, que privilegia o controle da distância focal










0 comentários: