sexta-feira, março 31, 2017

Sua empresa produz conteúdo ou ainda está no século XX?

Há alguns anos os meios de comunicações estão passando por transformações quando o assunto é distribuição das informações, público e canal de comunicação. Saímos de uma era em que a televisão, o jornal impresso e o rádio eram os principais canais pelos quais as pessoas se informavam.

Hoje não só a Internet com os seus portais, que já caducam como conceito, e sites especializados em determinados assuntos convivem com os meios clássicos que citamos acima, mas dezenas de outras mídias ou ‘caminhos’ que nos levam para conteúdos apareceram.

A facilidade em publicar conteúdo, custo baixo e comunicação de mão dupla foram as principais transformações trazidas pela Internet, o que permitiu a qualquer pessoa publicar conteúdos em vídeo, texto, áudio ou multimídia e, não só pessoas, mas também as empresas podem criar canais de comunicação sobre seus produtos e serviços e chegar diretamente até os consumidores com seus canais proprietários.

Em vez de anunciar um produto na televisão, por exemplo, uma empresa pode criar um canal no YouTube para explicar como o produto funciona, ou para estreitar relações com potenciais consumidores. Os blogs e podcasts também servem como canais de comunicação entre empresas e pessoas, assim como blogs corporativos, de diretores ou revistas afins ao assunto.

Uma empresa fabricante de móveis, por exemplo, pode criar uma revista para falar de assuntos afins ao seu público, atraindo leitores pelo conteúdo e entregando também algum material que ajude a promover seus móveis.

Concentrar esforços nestes conteúdos, que podemos chamar de ‘Owned Media’, ou Media Proprietária, não é mais uma alternativa, mas um caminho sem volta para as empresas, que precisam pensar nisso.

Owned Media pode ser um site, blog, canais sociais, revista digital, podcast, canal no youtube ou outra forma de comunicação da empresa, que geralmente é criado a partir de uma estratégia de comunicação definida e com propósitos claros.

Estamos focando em digital, mas esta revista do exemplo poderia ser também impressa, mas quanto tempo uma revista promocional fica nas mãos de um leitor? Se for daquelas que você encontra em farmácia, em loja de eletrônicos ou em shopping center a vida útil é curta. E se você levar ela para casa, já é uma vitória! E se os conteúdos desta revista estiverem em formato on-line? certamente a vida útil aumenta porque estes conteúdos além de estarem ‘buscáveis’ na Internet, eles ficam vinculados à sua presença on-line, ajudando a empresa de várias formas; seja tirando a dúvida de um cliente sobre determinado produto ou ainda ajudando a definir uma compra.

Os hábitos de compra, assim como o consumo de conteúdo e notícias, também mudaram, mas isto é assunto para outro artigo.

* Texto publicado originalmente no LinkedIn do autor

0 comentários: