segunda-feira, abril 14, 2014

Antropologia e Pós Modernismo

Aqui estão os slides das aulas sobre Antropologia.

Pegue aqui os Slides da aula de Modernismo e Pós-Modernismo.





Fredric Jameson - pós-modernidade e pós-modernismo
No vídeo abaixo, Fredric Jameson, crítico literário e teorista político norte-americano, diferencia pós-modernidade - uma estrutura - e pós-modernismo - um estilo cultural.

De acordo com Jameson, é importante percebermos a diferença para entendermos que os estilos mudam rapidamente, é o preciso comportamento da estrutura pós-modernidade, que também pode ser chamada de globalização ou terceiro estágio de capitalismo. Mas que, independente de terminologias, levaremos um bom tempo para sairmos da pós-modernidade. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2011.




Marcia Tiburi fala sobre 'Filosofia Pop'
Neste outro vídeo, a filósofa Marcia Tiburi fala sobre 'Filosofia Pop'. Entre outros assuntos, Márcia fala sobre:

- O que pode acontecer quando a reflexão filosófica chega ao campo da cultura POP?
- Que cultura é esta e que filosofia resulta de sua análise?
- Trata-se de conformismo, adesão ou crítica?
- De que filosofia estamos falamos?
- Sabemos que a reflexão conceitual se modifica em função de seu objeto, de seus temas. O que pode - haver de relevante a ser pensado conceitualmente no campo POP?
- Qual o nexo entre Cultura de Massas, Indústria Cultural e Cultura POP? Qual o papel dos meios de comunicação na produção das massas e de sua cultura? O pensamento reflexivo participa dessa produção ou a critica?
- Questionar o fenômeno do "pop", compreender suas características e peculiaridades é a intenção que gera este debate urgente em nosso tempo.



0 comentários: