quarta-feira, janeiro 02, 2013

Primeiridade, Secundidade, Terceiridade

A Semiótica de Charles Sanders Peirce (Semiótica Peirciana) pode ser considerada uma Filosofia Científica da Linguagem. A Fenomenologia é a ciência que permeia a semiótica de Peirce, e deve ser entendida nesse contexto. Para Peirce, a Fenomenologia é a descrição e análise das experiências do homem, em todos os momentos da vida. Nesse sentido, o fenômeno é tudo aquilo que é percebido pelo homem, seja real ou não.

Seus estudos levaram ao que ele chamou de Categorias do Pensamento e da Natureza, ou Categorias Universais do Signo. São elas:


  •  Primeiridade, que corresponde ao acaso, ou o fenômeno no seu estado puro que se apresenta à consciência.
- A primeira impressão da IMAGEM da TV
- Consciência imediata
- Fruir a paisagem/imagem

  • Secundidade, corresponde à ação e reação, é o conflito da consciência com o fenômeno, buscando entendê-lo.
- A compreensão do conteúdo
- É quando o sujeito lê com compreensão e profundidade de seu conteúdo


  • Terceiridade, ou o processo, a mediação. É a interpretação e generalização dos fenômenos. - A reflexão sobre o conteúdo
- Inteligibilidade
- O indivíduo conecta à frase a sua experiência de vida, fornece à oração, um contexto pessoal

C. S. Peirce, “Sobre uma nova lista de categorias”, 14 de maio de 1867.
Santaella, Lúcia; O que é Semiótica.

-----------------------------------------

A representação realista na fotografia, cinema e televisão

> A fotografia
A fotografia veio mudar toda uma forma de ver o mundo e ampliar a visão natural dos olhos, mas, ao mesmo tempo, dando um foco e um enquadramento que são próprios da câmera fotográfica.
(MACHADO 1983, p.68)



> O Cinema
Por mais que a imagem tenha ganhado ares de realidade, fluída e cronológica no cinema, ainda lhe faltava o tempo real, aqui e agora. [NÃO EXISTE CINEMA AO VIVO]. Os equipamentos da TV fazem uso de tecnologias diferentes das empregadas na fotografia e no cinema, pois suas imagens são feitas a partir de um conjunto de lentes, filtros e não mais sensibilizam uma película foto sensível.

> A Televisão
A televisão aparece, emprestando do cinema e da fotografia o aparelho de captura das imagens, ou seja, a câmera de vídeo usa ainda princípios de captura da realidade visível. [NA TV A ‘IMAGEM REAL’ CAPTADA É MANIPULADA E PERDE AS PROPRIEDADES DE NATURAL] Na TV um sensor eletrônico captura raios luminosos e os codifica em impulsos elétricos, de forma a serem armazenados em uma fita magnética, disco rígido, ótico, memória flash. 

Com a evolução dos meios de comunicação de massa, foi possível à televisão estar no local e no momento em que a realidade dos fatos se faz presente, registrando, documentando e colocando o espectador dentro das cenas. Graças à transmissão ao vivo e à qualidade do desenvolvimento técnico, foi possível à televisão estar em qualquer lugar.

0 comentários: