quarta-feira, fevereiro 23, 2011

5 dicas para sua publicidade online dar retorno

Quando precisamos investir no crescimento, o mais importante é aparecer de forma eficiente para nosso público-alvo, seja uma loja física ou virtual, não sendo determinante qual é o tipo de negócio. O investimento em publicidade é uma solução consolidada que traz retorno. Porém, antes é preciso realizar algumas perguntas clássicas na hora de aplicar algum dinheiro. São elas:

- Como obter o retorno sobre o investimento aplicado?

- Quais os riscos deste investimento?

- Quanto tempo terei que esperar para ter retorno?

Para fazer um investimento em publicidade no Google é preciso entender - ou de alguém que entenda - as regras deste investimento publicitário para que o resultado seja positivo e as perguntas acima sejam respondidas de forma clara e concisa.

O sistema de publicidade online mais conhecido e consolidado do mercado para quem quer aparecer na internet é o Google AdWords. O sistema de publicidade do Google que, em conjunto com o Google Analytics, oferece métricas que permitem a visualização clara do retorno do seu investimento.

Questões como retorno, risco e tempo são muito importantes e altamente valorizadas pelo Google, pois o sistema consegue analisar conversões e maximizar resultados. Uma conversão corresponde à conclusão de um objetivo previsto no site. Geralmente é um preenchimento de cadastro, download de um arquivo ou a venda de um produto ou serviço através do site.

Preparamos cinco dicas para a publicidade do Google AdWords:

1. Saiba anunciar
Se você tem tempo livre e gosta de AdWords estude e faça você mesmo a sua campanha. Se você já tem diversos assuntos para resolver sobre seu negócio, contrate um parceiro certificado AdWords. Há muitas regras no mundo dos links patrocinados e se você não possui o conhecimento adequado, não faça.

2. Seja claro
Se o seu intuito é vender online ou gerar contatos relevantes, facilite a navegação no seu site, ofereça informações claras sobre seus produtos ou serviços, formas de pagamento, imagens dos produtos e formas de entrar em contato.

3. Inspire confiança
Se o seu site não demonstra confiabilidade, o investimento em propaganda pode não gerar retorno. Então, busque um design agradável, evite erros de português ou páginas fora do ar, ou de nada adiantará levar pessoas até ele.

4. Invista o suficiente
Invista um valor que seja o suficiente para a coleta de dados estatísticos confiáveis sobre a sua campanha.

5. Utilize métricas para visualizar o retorno
O investimento aplicado é proporcional à quantidade de cliques. Com essa medida você saberá qual parte da sua campanha está indo bem e qual não está indo. Use o Google Analytics e/ou o código de conversões AdWords para descobrir os pontos positivos e negativos. Na publicidade do Google AdWords dá para ter certeza que um clique que custou R$ 0,03, por exemplo, gerou uma venda de um produto de R$ 50.

Se compararmos o retorno da mídia online com o da mídia tradicional, como a TV, seria como se fosse possível medir o número exato de espectadores, ter certeza que apenas determinado segmento verá sua propaganda televisiva, que as pessoas se interessaram, levantaram da poltrona naquele momento, foram até a loja e compraram o produto minutos depois do anúncio. Um dia a TV chega lá.

O AdWords é uma poderosa ferramenta capaz de oferecer produtos ou serviços apenas para as pessoas que precisam deles e já estão interessados por eles. É um sucesso no mundo inteiro, basta seguir o caminho correto.

Artigo enviado pelo leitor Fernando Mello, sócio-diretor da Octavarium Tecnologia, empresa especializada em marketing online e estratégia de campanhas digitais com foco em Google AdWords, Facebook Ads e diversas redes de links patrocinados.

0 comentários: