quinta-feira, abril 07, 2011

Os segredos da boa publicidade online

Se você já pensou em anunciar na Internet certamente também já deve ter pensado no Google como uma opção para mostrar sua empresa ou serviços, no entanto, antes de começar é importante conhecer bem o ‘ecossistema da publicidade on-line’.

A solução mais conhecida para anúncios online é a de links patrocinados, que exibe anúncios das empresas junto às buscas do Google. Nem sempre a opção de aparecer na Rede de Display é levada em conta na estratégia de marketing digital, o que acontece por falta de conhecimento no assunto.

Quando você decidir entrar com campanhas publicitárias no Google vai perceber que existem várias opções de exibição do seu anúncio, tanto dentro da rede de buscas quanto na rede de display, também chamada de rede de conteúdo. Por isso é importante compreender algumas informações essenciais deste sistema, para segmentar por local ou conteúdo afim. Para facilitar, vamos explicar como funcionam as Redes de Display e a Redes de Busca.

Rede de Display
A rede de Display do Google é um espaço para publicação de propaganda que possui parceria com sites e blogs nacionais e internacionais, incluindo sites especializados, formando a maior rede de publicidade on-line do mundo para a exposição da sua marca, produto ou serviços.

Os anúncios da Rede de Display geralmente apresentam imagens, ajudam no branding, mostrando a sua marca junto ao público ou recorte de audiência que se pretende atingir dentro da Internet. Neste espaço, além de cliques que se tornam vendas, o serviço ajuda a promover os valores da empresa contribuindo para uma melhor gestão da marca através de sua essência, missão, valores e posicionamento no mercado.

Rede de Busca
A Rede do Google é um grupo de websites e outros produtos, como programas de e-mail e blogs, que têm parceria com o Google para exibir anúncios do Google AdWords em sistemas de busca.

Neste espaço os Links Patrocinados do AdWords aparecem junto aos resultados das buscas destes parceiros que utilizam a tecnologia Google.

Rede de Conteúdo x Redes de Busca
Vários clientes que chegam até a Octavarium Tecnologia, empresa especializada em Links Patrocinados, nos questionam sobre as diferenças entre o ambiente de anúncios da Rede de Display e Rede de pesquisa.

A principal diferença entre os Links Patrocinados do Google e a Rede de Display é que na primeira os anúncios são principalmente em texto (exceto na busca de imagens e nos resultados do Youtube) e aparecem anexos aos resultados das buscas do Google ou de parceiros como UOL, Terra, IG e Estadão. Já na Rede de Display há espaço para anúncios gráficos que podem estar ligados ao conteúdo da página, e não a um índice de busca.

Há três formas para aparecer nessa Rede de Display: Escolhendo por público-alvo, configurando uma segmentação contextual ou indexando o anúncio pelas duas formas. Os anúncios desta rede de conteúdo podem ser gráficos, textos, vídeo ou uma intervenção com flash.

Com uma estratégia de campanha bem desenhada esta infinidade de possibilidades de exibição das peças publicitárias em diferentes lugares, redes, tamanhos de imagens de anúncios gráficos dinâmicos, palavras-chave, segmentação de público e idade, o ‘seu público’ certamente verá a sua mensagem.

Autor:
Eric Gomes (@ericgomes), sócio-diretor da Octavarium Tecnologia, empresa especializada em marketing online e estratégias de campanhas digitais com foco em Google AdWords, Facebook Ads e diversas redes de links patrocinados.

Sobre a Octavarium Tecnologia:
A Octavarium Tecnologia (@octavarium_tec) é uma empresa Especializada em Gerenciamento e Otimização de Campanhas de Links Patrocinados focada em publicidade online, e com todas as certificações disponíveis no Google Certified Partner: Publicidade de Pesquisa, Publicidade Gráfica e Relatório e Análise.

Texto publicado originalmente no www.midiatismo.com.br
Arquivado em www.blog.octavarium.com.br

0 comentários: