quinta-feira, março 22, 2018

Guia do Projeto Discente Módulo Jornalismo Digital

O Projeto Discente é atividade obrigatória e necessária para o módulo Jornalismo Digital, do curso de graduação em Jornalismo, da Universidade Nove de Julho. Este exige do aluno: compreensão das teorias que compõem a confecção do produto final; criatividade na solução de eventuais problemas decorrentes do trabalho em equipe; disciplina no cumprimento das atividades solicitadas e comprometimento nos prazos estipulados.

A proposta para o projeto deste módulo é de que os alunos, organizados em grupos de trabalho, consigam realizar a produção de um SITE JORNALÍSTICO que tenha como tema principal a CULTURA. A produção inclui desenvolvimento de todos os textos que estarão publicados no site, produção e edição de conteúdo áudio-visual e programação da identidade visual e do layout.

Partindo do princípio de que a linguagem digital é hoje responsável pelo compartilhamento de notícias, informações e cultura (FERRARI, 2009, p.17), o aprendizado de diferentes ferramentas de comunicação digital é essencial para o ingresso no mercado profissional. No caso de jornalismo digital, a produção e manutenção de um site possibilita que os jornalistas consigam ampliar seu campo de trabalho, podendo atuar em múltiplos segmentos como a televisão, o rádio, o impresso ou mesmo a Web.

A Cultura foi o tema selecionado por se tratar de uma das editorias mais acessadas no jornalismo digital (FERRARI, 2009, p. 31). Sendo assim, um vasto campo de pesquisa e produção se abre, uma vez que os alunos deverão desenvolver reportagens autorais sobre determinadas editorias.

>> Baixe o Guia do Projeto Discente Módulo Jornalismo Digital.

0 comentários: